Notícias 01 Jul 2019 Mercadona já chegou a Vila Nova de Gaia Este é o primeiro projeto de internacionalização da empresa
A cadeia espanhola Mercadona abriu a 2 de Julho, em Canidelo, o primeiro supermercado em Portugal. Este é o primeiro projeto de internacionalização da empresa, que opera no mercado espanhol com 1.636 lojas e registou uma faturação de 24.305 milhões de euros em 2018.

A visita institucional, realizada no dia anterior no supermercado de Canidelo, contou com a presença, por parte da Mercadona, entre outros, do presidente Juan Roig e da vice-presidente Hortensia Herrero, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e pelo ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Eduardo Vítor Rodrigues deu as boas-vindas à empresa e destacou: "É um enorme orgulho ver Vila Nova de Gaia acolher a abertura da primeira loja em Portugal da Mercadona, a maior cadeia espanhola de supermercados.  Este é o culminar de um processo que implicou muito trabalho conjunto, envolvendo não só a empresa, mas também a Câmara Municipal, a junta de freguesia de Canidelo e o Sport Clube de Canidelo, que graças a este envolvimento conta, há mais de um ano, com um novo estádio e melhores condições para a prática desportiva. Esta abertura reveste-se de grande importância, também, por se tratar de uma empresa que aposta fortemente na responsabilidade social, que muito valorizamos, e por proporcionar aos gaienses uma oferta comercial mais moderna. Estamos, por isso, agradecidos à Mercadona, por ter priorizado a entrada em Portugal através de Gaia, valorizando o interesse económico deste concelho e contribuindo para a criação de emprego”. A nova loja, localizada em Canidelo, resulta de um investimento de 8 milhões de euros (mais 3,5 milhões relativos ao estádio) e é a primeira das dez lojas que a empresa tem projetadas em Portugal para o segundo semestre de 2019, todas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro. O novo supermercado conta com uma equipa de 85 trabalhadores com empregos estáveis e de qualidade e responde ao Modelo de Loja Eficiente que a Mercadona está a implementar na sua rede de lojas.

Esta loja é também o primeiro projeto de Responsabilidade Social da empresa em Portugal, onde o acordo de colaboração alcançado entre a Mercadona, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Junta de Freguesia de Canidelo e o Sport Clube de Canidelo permitiu que as instalações do clube de futebol Sport Clube de Canidelo fossem construídas de raiz, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento da educação desportiva de crianças e jovens.