Notícias 01 Jun 2017 «Meias com Ciência»: o Mundo esteve aos pés das crianças de Gaia Crianças com idades entre os 6 e os 10 anos exploraram um mundo vivo a seus pés

Nada melhor do que celebrar o Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, com uma atividade que promove o ensino experimental das ciências no público mais pequeno. Descalças, mas usando meias brancas, as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico de Vila Nova de Gaia exploraram a diversidade das plantas, animais e rochas retidos nas suas meias. Para esse efeito, o Ciência Viva, organizador da iniciativa, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, distribuiu um pequeno kit de exploração, com uma caixa de petri para recolha de materiais, uma pinça e um par de meias especialmente preparadas para estas tarefas.
A atividade decorreu no Parque da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, ao longo do dia. Estiveram montadas bancadas com lupas, microscópios e outros equipamentos de observação e registo. Lado a lado com zoólogos, geólogos e botânicos, os pequenos exploradores descobriram um incrível mundo a seus pés e comemoraram o dia que lhes é dedicado fora da sala de aula.
Este projeto pretendeu ainda sensibilizar as crianças para a geobiodiversidade que podem encontrar aos seus pés. Através da exploração de grupos taxonómicos, rochas e fósseis, os mais pequenos compreenderam que estes estão interligados e dependem uns dos outros, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema.
Além da Câmara Municipal de Gaia, a iniciativa teve ainda o apoio do Museu de História Natural da Universidade do Porto, do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e do Centro Ciência Viva de Vila do Conde.