Notícias 16 Jun 2018 Marchas de S. João 2018 encheram a beira-rio Tuna Musical de Santa Marinha venceu a edição, seguindo-se os representantes de Avintes e da Madalena
Vila Nova de Gaia viveu uma das suas noites mais animadas e coloridas do ano. No dia 16 de junho cumpriu-se a tradição e as Marchas de S. João voltaram a sair à rua, enchendo a zona da beira-rio de populares e participantes no tradicional evento.

Representando a União de Freguesias de Santa Marinha e Afurada, a Tuna Musical de Santa Marinha sagrou-se a vencedora da edição deste ano das marchas; em segundo lugar na classificação ficou colocada a apresentação do Grupo Mérito Dramático Avintense e Associação Cultural e Musical de Avintes e a fechar o pódio a representação da freguesia da Madalena, composta pela Associação de Solidariedade Social da Madalena, pelo Grupo Folclórico da Madalena e pelo Orfeão da Madalena.

As dezenas de pessoas que compunham cada uma das marchas foram-se concentrando ao longo da rua General Torres ainda o sol brilhava bem alto, fazendo os últimos retoques nas pinturas e ensaiando músicas e coreografia. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, acompanhado do seu executivo, percorreu, como habitualmente, toda a rua, cumprimentando e incentivando todos os grupos participantes.

Ao longo de todo percurso – entre o largo Luís I e o Cais de Gaia –, centenas de pessoas assistiram e aplaudiram a passagem das marchas, que finalmente apresentaram as suas coreografias perante as bancadas repletas no Cais de Gaia, depois do habitual início da festa pelos Mareantes do Rio Douro.

Além das vencedoras, participaram nas Marchas de S. João 2018: Vilar do Paraíso, Valadares, Perosinho, Oliveira do Douro, Canelas, Canidelo, Crestuma, Vilar de Andorinho e Afurada.

Classificação final das Marchas de S. João de Gaia 2018:
1 – Santa Marinha e Afurada;
2 – Avintes;