Notícias e Destaques 23 Nov 2019 Mais de 900 jovens reunidos para discutir o futuro O 17º Encontro Nacional das Associações Juvenis decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal.

Pensar o futuro e refletir sobre o poder transformador da juventude foi o mote que levou centenas de jovens nacionais e internacionais a juntarem-se ao maior encontro de jovens e dirigentes associativos juvenis de Portugal.
Realizado este ano, pela primeira vez, em Vila Nova de Gaia, o encontro foi marcado pela partilha de projetos e boas práticas entre os participantes, oriundos de todo o país, incluindo os arquipélagos, e de países como São Tomé e Príncipe, Guiné, Espanha, Bélgica, França, Itália, Grécia e Irlanda.
O encontro contou com um programa vasto, composto por oradores nacionais de grande relevo que, num ambiente descontraído e acessível, abordaram questões de grande pertinência para a juventude, o associativismo e o voluntariado.
Ana Gomes, ex-eurodeputada, ativista e comentadora política, debateu a justiça e a solidariedade intergeracional, tentando decifrar qual o papel dos jovens no futuro. A humorista Beatriz Gosta, através de um solo de stand up comedy, falou sobre o seu percurso profissional, motivando os jovens a serem persistentes e a enfrentarem os seus medos. Susana Torres, coach de alta performance e autora do livro "Vai Correr Tudo Bem”, deu uma masterclass, onde explicou que todos podem fazer a diferença. Houve ainda painéis compostos por jovens empreendedores de diversas áreas, além de momentos musicais levados a cabo pelo cantor Filipe Pinto, a dirigente associativa lusodescendente Mélanie da Costa, e a Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel, com o projeto "Sim, somos capazes”, com a atuação de jovens com necessidades educativas especiais.
Todas as ações foram acompanhadas por um tradutor de língua gestual, assegurando a envolvência integral de toda a comunidade participante, da qual fizeram parte cerca de 30 jovens dirigentes e associados surdos. Evidenciando o cariz sustentável da organização, toda a comida que sobrou das refeições foram doadas a instituições.
O evento foi organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, e contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e o presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), Tiago Rego.
Durante o evento, decorreram as eleições dos órgãos sociais da FNAJ, assim como a sua tomada de posse. Foi eleita a única lista candidata, a lista A, com Júlio Oliveira a subir à presidência.