Notícias 07 Out 2017 Mais de 60 mil pessoas visitaram a 2ª Bienal Internacional Arte Gaia 2017 Comparativamente com a primeira edição, em 2015, a afluência do público quase duplicou
A segunda edição da Bienal Internacional Arte Gaia terminou a 6 de Outubro e o balanço não poderia ser melhor. Em relação a 2015, com 35 mil visitas, a afluência do público nesta segunda edição superou as expectativas, registando-se mais de 60 mil visitas. Embora o encerramento estivesse previsto para o dia 30 de Setembro, o elevado número de visitas provocou o alargamento do prazo para mais uma semana.

De todas as 31 exposições, a mais visitada foi «Gaia, todo um Mundo» (que esteve patente no Convento Corpus Christi), o que pode justificar-se pela enorme afluência de turistas estrangeiros.

Agostinho Santos, diretor da Cooperativa Cultural – Artistas de Gaia, abriu um pouco do véu sobre aquela que será a terceira edição da Bienal Internacional Arte Gaia, prevista para 2019. Pretendendo reforçar a vertente social, muito abordada nesta edição, o objetivo passa por duplicar o número de exposições relacionadas com esta temática. Além disso, a organização pretende criar polos expositivos em mais regiões. "Queremos que a Bienal seja, cada vez mais, um evento de dimensão nacional. Agora vamos arregaçar as mangas para preparar a Onda Bienal, de forma a ocupar o ano entre bienais com várias iniciativas culturais, e chegar a 2019 para organizarmos a maior bienal do país, dedicada a mais causas, ainda mais descentralizada e mais internacional”, afiançou Agostinho Santos.

Manuel Monteiro, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, deixou o compromisso de que o município continuará a apoiar este evento, afirmando-o como um "exemplo para o país, através de uma política de proximidade, que abarca a ação social, a educação e o apoio à cultura”. Também Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, esteve presente na cerimónia de encerramento, reforçando ser "objetivo do novo executivo na Câmara reforçar a parceria com Vila Nova de Gaia na organização de eventos culturais como este”.

A 2ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2017, que se realizou de 8 de Julho a 6 de Outubro, organizada pela Cooperativa Cultural – Artistas de Gaia, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, pretendeu, uma vez mais, ser um centro agregador de problemas sociais muito atuais, tendo lançado as linhas para uma profunda reflexão e para uma mudança de consciências.