Notícias 09 Jun 2018 Jogos Juvenis de Gaia terminaram em clima de festa Encerramento decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal de Gaia
«O desporto tem a força de mudar o Mundo». Foi com este mote que decorreu mais uma edição dos Jogos Juvenis de Gaia, uma iniciativa que já vai na sua 34.ª edição e que tem procurado levar várias modalidades desportivas a crianças do concelho dos 8 aos 12 anos de idade. A festa de encerramento e a entrega de prémios desta edição, que contou com cerca de 1.800 participantes, decorreram no dia 9 de Junho, no Pavilhão Desportivo Municipal de Gaia.

Para Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Gaia, "não haverá vencedores com mérito se não existirem vencidos com méritos. Nos Jogos Juvenis há adversários e não inimigos; há bairrismo mas também amizade e solidariedade. São esses os valores dos Jogos Juvenis e os valores que têm feito aumentar a participação dos jovens”.

Ao contrário das edições anteriores, este ano foi entregue um prémio «Fair Play» em cada uma das modalidades, o que, para José Guilherme Aguiar, vereador do Desporto da Câmara de Gaia, é uma distinção de enorme relevância. "Estes jovens podem não ter ganho mas foram os melhores no desportivismo. Nos dias de hoje, em que vemos muitas pessoas a insultarem-se no desporto, queremos valorizar os jovens, as equipas e as freguesias que nas competições souberam ser as melhores no desportivismo”, destacou.

Os cerca de 1.800 atletas foram mais um recorde dos Jogos Juvenis de Gaia, o que ficou a dever-se ao envolvimento de todos, incluindo pais que sempre incentivaram os seus filhos a praticarem estas modalidades. "Muitos destes jovens podem deixar de praticar desporto mas serão, certamente, cidadãos de grande nível no futuro”, concluiu José Guilherme Aguiar, deixando uma mensagem a todos: "aos que ganharam, aos que empataram e aos que perderam, vocês são os melhores. Muitos parabéns”.