Notícias 17 Abr 2018 Já abriu a Loja Europa Jovem em Gaia Novo serviço localiza-se no Gabinete da Juventude, junto ao jardim Soares dos Reis
No âmbito do Dia Europeu da Informação aos Jovens, a Câmara Municipal de Gaia inaugurou, no dia 17 de abril, a Loja Europa Jovem – um novo serviço de informação e orientação para jovens sobre as dimensões da cidadania europeia e oportunidades do programa Erasmus+. Este serviço estimula a aprendizagem entre pares e fomenta a capacitação de jovens e organizações de juventude, com vista a apoiar a construção de projetos Erasmus+, a partilha de modelos inspiradores e o sucesso das políticas locais de juventude.

Assim, a Câmara Municipal de Gaia passou a integrar a Rede Nacional de Lojas Europa Jovem, com a abertura deste espaço no Gabinete de Juventude, situado na Rua Marquês Sá da Bandeira, 571-583 (junto ao jardim Soares dos Reis).

Ao longo do dia, o programa incluiu apresentações do programa Erasmus+ Juventude em Ação; um café Erasmus para convívio e partilha de experiências entre jovens que fizeram, estão a fazer ou pretendem fazer este tipo de mobilidade; um «showcase» de projetos da Rede Nacional de Lojas Europa Jovem; a dinamização do jogo «Viver a Europa», entre outras iniciativas.

A abertura desta loja é mais uma medida que resulta do Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia e que pretende gerar oportunidades para os jovens, agentes e organizações de juventude do concelho.