Notícias e Destaques 20 Set 2016 Investimento de 300 milhões de euros no Centro Histórico A apresentação do Quadro de Investimento Inteligente – Gaia 2016/2018 contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, apresentou no dia 20 de Setembro o Quadro de Investimento Inteligente – Gaia 2016/2018, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa. Trata-se de um investimento de cerca de 300 milhões de euros no Centro Histórico que permitirá gerar cerca de três mil postos de trabalho, sendo que 220 milhões são investimento privado e 100 milhões advêm de verbas públicas.

Do lado privado estão previstos investimentos de valorização da dinâmica do Centro Histórico de Gaia ligados ao vinho do Porto e ao turismo, como uma residencial para estudantes universitários, cinco hotéis de cinco estrelas e três de quatro estrelas, além de dez novos projetos de alojamento turístico e restaurantes. No quadro de investimentos do Centro Histórico de Gaia está também contemplada a reabilitação de espaços emblemáticos, como o mercado da Beira-Rio, o Jardim do Morro e a Quinta das Devesas, com estes dois últimos a fazerem parte de um projeto de corredor verde a ser implementado.

Os 300 milhões de euros representam, assim, "um investimento que combina uma articulação entre privado e público, sendo o público indutor de captação de riqueza”, assinalou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara, que entrará com 100 milhões de euros de fundos comunitários e orçamento municipal para projetos destinados à coesão social, reabilitação, competitividade e valorização ambiental.

Além da apresentação do plano de investimentos, António Costa visitou ainda o Mercado da Beira-Rio, um edifício que está a ser reabilitado, num investimento que está integrado no Plano de Regeneração Urbana do Centro Histórico, passando ainda pelo Largo de Aljubarrota, onde foi descerrada uma placa alusiva à nova marca de Gaia.