Notícias 03 Jun 2017 Inauguração do Monumento ao Associativismo Obra tem a assinatura da escultora Helena Fortunato
Por sugestão da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia e por determinação da Câmara Municipal de Gaia, foi construído o Monumento ao Associativismo (localizado na rotunda Diogo Cão, em Mafamude), cuja inauguração decorreu no dia 3 de Junho. 
A Federação das Coletividades, presidida por César Oliveira, faz movimentar inúmeras associações ligadas à música, teatro, folclore, desporto, arte, apoio social, entre outras áreas, de uma forma naturalmente dinâmica, ajudando a desenvolver cultural e socialmente todo o concelho. Tentando dar expressão a esta realidade, Helena Fortunato, a escultora que assina o monumento, concebeu uma obra em forma de marco paralelepípedo, recorrendo aos materiais: granito (a pedra mais tradicional da região), numa clara referência ao suporte do passado, e ao aço inoxidável escovado, numa alusão à modernidade. De um dos lados, pode ler-se «Associativismo», ao passo que do outro lado foi inscrita a designação «Vila Nova de Gaia». Por seu turno, nas outras duas faces do marco de granito emergem dez hélices que representam as dez principais vertentes do associativismo em Vila Nova de Gaia e se movimentam de forma autónoma e natural com a força do vento, dando dinamismo ao monumento. 
Foi, assim, inaugurado um marco que homenageia um concelho que alberga o maior número de coletividades e associações do país.