Notícias e Destaques 05 Jul 2019 Hasteadas bandeiras azuis e praias acessíveis em Gaia 20 Anos, 20 Bandeiras Azuis é o mote para a época balnear em curso

A 5 de julho, a Piscina da Granja acolheu a habitual cerimónia que marca o hastear das bandeiras azuis e bandeiras praias acessíveis nas praias de Vila Nova de Gaia. Os presidentes e representantes das freguesias de Arcozelo, Canidelo, Madalena, São Félix da Marinha, Gulpilhares e Valadares e Douro Marina receberam pelas mãos do vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Patrocínio Azevedo, as bandeiras correspondentes às praias das suas freguesias.

Miguel Lemos, administrador da empresa municipal Águas de Gaia, começou por fazer um balanço das épocas balneares dos últimos anos, apresentando algumas novidades para este ano. "20 anos, 20 bandeiras azuis” foi o mote adotado, fazendo, assim, referência às duas décadas de existência das Águas de Gaia e ao número total de praias com bandeira azul no concelho, um sinónimo da excelência conquistada ao longo dos anos. A implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos (ColorADD) nas praias foi uma das novidades apresentadas. Desenvolvido pelo professor e designer gráfico Miguel Neiva, este sistema minora um problema que afeta uma grande parte da população mundial. Presente nas praias de Gaia, o ColorADD está aplicado nas bandeiras (verde, amarela e vermelha), painéis informativos e caixotes de depósito de resíduos.

Além disso, foi, ainda, criada uma aplicação para participar ocorrências nas zonas balneares de Vila Nova de Gaia. Chama-se «Participação de Ocorrências» (disponível na App Store e no Google Play) e pode ser usada para reportar falhas nas praias do concelho. O utilizador é convidado a tirar uma fotografia, adicionar localização, selecionar o tipo de ocorrência (cedência da plataforma, desnível considerável no acesso ao areal da praia, falta de corda ou corda solta, falta de tábuas ou tábuas partidas, passadiço coberto com areia, problema no bebedouro ou problema no chuveiro) e submeter o aviso que será encaminhado para os serviços e resolvido.

Para continuar a garantir esta excelência, a autarquia tem levado a cabo um trabalho contínuo que conta com o enorme empenho de diversos departamentos, em simultâneo com a indispensável colaboração de entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Autoridade Marítima, a Autoridade Regional de Saúde, entre outras, bem como dos próprios concessionários das praias. A reconquista da Bandeira Azul nas praias de Gaia resulta da aposta desta autarquia na manutenção, e em muitos casos até na melhoria, das condições, quer para os gaienses, quer para os visitantes, o que faz, ainda, com que o concelho esteja entre os que tem um maior número de praias com classificação «qualidade de ouro».

Boa época balnear para todos!