Notícias e Destaques 16 Dez 2019 Gaiurb aposta na melhoria contínua Processo de melhoria contínua baseado na metodologia Kaizen aplicado às diferentes áreas de atuação

A Gaiurb EM está a desenvolver, em colaboração com o Kaizen Institute, um processo de melhoria contínua, consolidado na metodologia Kaizen e baseado no compromisso e no envolvimento de todos os colaboradores na redução dos tempos de resposta, no aumento da produtividade e na satisfação do munícipe. Mudar para melhor e fazê-lo de uma forma contínua e sustentada é o grande objetivo.

Os resultados positivos alcançados nos serviços de Urbanismo com a adoção desta metodologia ao longo de um ano determinaram a intenção do seu alargamento às restantes áreas de atuação da empresa municipal.

A Gaiurb EM e o Município de Vila Nova de Gaia foram pioneiros na introdução desta metodologia na Gestão Urbanística e, à semelhança sucesso do Nopaper – instrução de processos em suporte digital –, foram várias as autarquias que se fizeram representar numa sessão formativa dinamizada pelo Kaizen Institute, através de uma experiência de Benchmark, sobre as boas práticas de gestão e de desenvolvimento de pessoas nas áreas administrativa e de serviços.

Uma visita às instalações da empresa, concretamente às unidades relacionadas com o Urbanismo, sucedeu à sessão onde foram apresentadas todas as conquistas já alcançadas durante as duas fases de desenvolvimento da metodologia, designadamente de diagnóstico e de implementação.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Patrocínio Azevedo, presidiu à sessão e congratulou-se com este processo evolutivo que permite, sobretudo, "sentir que estamos a construir e a trabalhar a cidade”.