Notícias 05 Set 2018 Gaienses em destaque na China Dupla foi distinguida pela aplicação do Chi Kung
João Azevedo e António Dias, alunos do Colégio do Cedros, conquistaram o 2º lugar num concurso internacional de ciência e tecnologia realizado na China. A dupla, que foi orientada pelo Professor Nuno Francisco, foi distinguida pela aplicação do Chi Kung num espectro de 104 alunos do 7º ao 10º ano de escolaridade.

O Chi Kung é uma técnica marcial chinesa semelhante ao Tai Chi, baseada em movimentos corporais simples de controlo físico, mental e espiritual. O estudo feito pelos gaienses resultou numa melhoria do controlo dos níveis de ansiedade dos alunos, tal como foi comprovado através de testes psicológicos e bioquímicos.

A ida à China resultou de uma iniciativa da Fundação da Juventude, no âmbito da Mostra Nacional de Ciência. Agora, o estudo vai ser publicado num artigo científico.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, recebeu os alunos no dia 5 de setembro no Edifício da Presidência, tendo-lhes oferecido o Cartão Jovem Municipal.