Notícias 04 Abr 2017 Gaia vai receber I Encontro Nacional de Direções Associativas do Ensino Básico e Secundário Cerimónia foi apadrinhada pelo secretário de Estado da Educação, João Costa

Vila Nova de Gaia foi a cidade escolhida para o I Encontro Nacional de Direções Associativas do Ensino Básico e Secundário, nos próximos dias 6 e 7 de Maio. A iniciativa foi apresentada na Câmara Municipal de Gaia, no dia 4 de abril.
Rui Teixeira, presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Almeida Garrett, é o organizador desta primeira edição da iniciativa, que tem como objetivo promover a comunicação entre as direções convidadas e poder, dessa forma, debater problemáticas que os jovens enfrentam no universo escolar. Alterar o papel das associações de estudantes é a maior preocupação de Rui Teixeira, que pretende, com este encontro, atribuir-lhes a "importância que merecem". Na cerimónia de apresentação do encontro, Rui Teixeira defendeu que as associações estudantis não devem servir, exclusivamente, os interesses lúdicos dos alunos, como é o caso da organização das viagens de finalistas, mas também debater e intervir na resolução dos problemas dos estudantes.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, este encontro de jovens será importante "para a partilha de ideias entre todos", e, possivelmente, para alavancar a criação de novas iniciativas.
Também presente na apresentação, João Costa, secretário de Estado da Educação, congratulou-se com a realização da iniciativa, antecipando que ela venha a assumir-se como "a promoção da cidadania feita pelas associações de estudantes”.
Até ao momento, no decorrer dos trabalhos de preparação, cerca de trezentas associações estudantis já foram identificadas como potenciais participantes no I ENDAEBS, marcando presença com pelo menos um representante de cada uma delas.
Esta iniciativa é inspirada no Encontro Nacional de Direções Associativas do Ensino Superior, alicerçado na convicção de que o sistema de ensino superior deve ser «governado» com as pessoas e para as pessoas. Tal como este, também o I ENDAEBS pretende lançar o debate e o diálogo, em representação dos estudantes, avançando com ações, políticas e caminhos alternativos para o ensino secundário.