Notícias e Destaques 03 Out 2019 Gaia vai implementar programa «Diabetes em Movimento» Iniciativa tem como base sessões de grupo, de 90 minutos, três vezes por semana

A Câmara Municipal de Gaia vai implementar, pela primeira vez, o programa comunitário de exercício físico «Diabetes em Movimento», através de uma parceria com o ACES Grande Porto VIII – Espinho/Gaia, e a Direção-Geral da Saúde. Destina-se a pessoas com diabetes tipo 2, uma doença crónica, causada pelo aumento da glicemia no sangue, que atinge cerca de um milhão de portugueses. É um fator determinante para as principais causas de morte no nosso país.

Este programa terá como base sessões de exercício físico em grupo, com a duração de 90 minutos, com uma frequência de três vezes por semana, de outubro a junho. Todas as sessões são lideradas e supervisionadas por profissionais do exercício físico e com apoio permanente de enfermeiros. O programa decorrerá no Pavilhão Municipal de Gulpilhares e as atividades são totalmente gratuitas para os participantes.

O recrutamento será efetuado nas Unidades de Saúde Familiar (USF) da Aguda, Boa Nova, Caminho Novo, Nova Via e S. Miguel.