Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 18 Abr 2017 Gaia recebeu apresentação nacional do “70 Já” Projeto pretende fomentar participação cívica dos jovens
Jovens a participarem mais na vida cívica. Foi com este objetivo que o Governo e o Instituto Português do Desporto e da Juventude apresentaram a nova campanha "70 Já”, no dia 18 de Abril, no Armazém 22, em Vila Nova de Gaia. A campanha alerta para a importância do artigo 70 da Constituição da República Portuguesa, que consagra uma proteção especial aos jovens em diversas áreas. 

Em Gaia, segue a bom ritmo a construção do primeiro Plano Municipal da Juventude de Gaia. Para Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, o processo de auscultação aos jovens tem sido fundamental.

"Seria errado da nossa parte fazer uma espécie de cópia de um bom plano de outro Município. Através das lógicas de grupo e da participação dos jovens ficamos a conhecer a realidade do nosso território. E a partir daí estaremos mais bem preparados para intervir”, salientou Eduardo Vítor Rodrigues, na sua intervenção. 


O "70 Já” pretende alcançar jovens até aos 30 anos e instituições, organizações ou empresas que, de acordo com a lei, devem apoiar os jovens na defesa dos seus direitos. Para o efeito está disponível um sítio – www.70ja.gov.pt – com toda a informação. 


Para João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, "fomentar a maior participação dos jovens é um desafio fundamental. Aliás, Portugal é um país onde os jovens não votam ao nível da média europeia. É uma tendência que queremos inverter”. O secretário de Estado lembrou, também, o regresso da gratuitidade do serviço "Sexualidade em Linha” que, enquanto linha de acesso livre, chegou a registar 100 mil atendimentos anuais. 

A nova campanha "70 Já” ficou marcada pela apresentação de seis casos de sucesso por parte de jovens. Ao palco subiu também o Ginasiano, com um excerto do espetáculo "A Festa”.