Notícias 22 Fev 2017 Gaia recebe primeiros oleões avançados do País Além de Gaia e Cascais, está ainda prevista a instalação de mais cinquenta ao longo do ano
A empresa de combustíveis Prio inaugurou, no dia 22 de Fevereiro, dois postos de recolha avançada de óleos alimentares usados, os chamados oleões, em Vila Nova de Gaia (com a presença do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues) e Cascais. A previsão é de que, até ao final do ano, mais cinquenta sejam instalados por todo o País. 

De acordo com Pedro Morais Leitão, diretor-geral da Prio, "os óleos alimentares usados serão utilizados para produzir biodiesel, que tem vindo a ser, cada vez mais, encarado como uma ferramenta de redução de gases com efeito de estufa e tem vindo a assumir uma importância maior”. A escolha destes locais não é fruto do acaso, estando a opção relacionada com o facto de "serem locais de passagem de milhares de portugueses”, adiantou o responsável. 

Os próximos oleões serão instalados nos postos da Póvoa de Varzim, Arroja e Gafanha da Nazaré. Até 2020, Pedro Morais Leitão espera ter conseguido recolher 20 milhões de litros de óleos usados por ano, "cerca de dois litros de óleo por cada português”, concluiu.