Notícias 11 Dez 2018 Gaia quer ser Capital Europeia da Juventude em 2024 Ambição #Gaia2024 foi apresentada na Praça de Natal
Gaia quer ser Capital Europeia da Juventude em 2024. A candidatura será apresentada em 2020 mas, até lá, o Município vai continuar a reforçar a sua aposta num conjunto de iniciativas ligadas à juventude. O início da construção de Centro Europeu de Juventude e o acolhimento do Encontro Nacional de Associações Juvenis de Gaia - organização Federação Nacionais das Associações Juvenis "FNAJ” - são algumas das novidades já para 2019.
"Gaia pretende inspirar uma renovação das políticas locais de juventude e fortalecer os agentes do concelho. Estamos em condições de reforçar o legado de Braga 2012 e de Cascais 2018”, referiu Elísio Pinto, Vereador da Juventude, na sua intervenção.
A certificação "100% cidade amiga da juventude”, o Gaia Orçamento Participativo Jovem ou o Programa de Voluntariado Jovem são também iniciativas que se seguem e que visam fortalecer o caminho para uma candidatura a capital europeia da juventude que, desde já, é apoiada pelo Governo.
"Gaia reconhece na juventude um segmento fundamental da sociedade portuguesa. É um município de referência na área e, como tal, o Governo só pode estar ao lado desta grande ambição”, destacou João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
Para Hugo Carvalho, presidente do Conselho Nacional de Juventude, "o maior poder de uma capital da juventude é o da influência”. Já para Tiago Rego, presidente da FNAJ, "Gaia não é um centro de intenções mas sim um centro de ações”. A Agência Nacional Erasmus +, através do seu diretor, Luís Alves, destacou "a dinâmica de juventude que Gaia tem apresentado, centrada na cidadania e na emancipação dos jovens”
Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e Carla Mouro, presidente da Comissão Executiva da Fundação da Juventude, foram algumas das personalidades presentes neste evento realizado na Praça de Natal e cujo início foi marcado pela atuação do Ensemble de Saxofones da Academia de Música de Vilar do Paraíso. Refira-se que Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou uma mensagem de apoio à candidatura de Gaia que foi lida no início do evento.
De referir, ainda, que cerca de 50 jovens de todas as escolas secundárias do concelho estão a participar no Encontro Nacional de Juventude, que se está a realizar em Cascais de 12 a 14 de dezembro.

Descarrega o flyer Sonha Grande #GAIA2024