Notícias 07 Mar 2018 Gaia participou no quinto evento Locarbo em Budapeste Proporcionado tem representado uma oportunidade de partilhar conhecimentos com outros municípios
Budapeste acolheu mais um evento do projeto Interreg Locarbo, nos dias 6 e 7 de Março, organizado pela Agência Húngara de Inovação e Eficiência. A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Gaiurb marcaram presença, fazendo-se acompanhar por um representante da CCDR-Norte – Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional, Norte 2020, que se associou ao projeto como stakeholder.

O primeiro dia do evento arrancou com uma sessão pública de apresentação do Locarbo Local Living Lab e a cerimónia de entrega dos prémios do programa nacional «Virtual Power Plant», que distinguiu um significativo número de municípios, empresas, escolas e estudantes pelas suas boas práticas/ações no campo da eficiência energética.

Seguiu-se um conjunto de sessões internas à parceria e aos seus stakeholders, que incluíram a apresentação e discussão do Inventário de Boas Práticas e dos desenvolvimentos dos planos de ação municipais/regionais, e um «Café» das Autoridades de Gestão, que gerou uma interessante dinâmica de discussão sobre as expetativas de como os planos de ação municipais/regionais promoverão a melhoria dos instrumentos políticos direcionados para a eficiência energética.

No segundo e último dia, a parceria realizou um conjunto de visitas de estudo a projetos locais demonstrativos e concluiu a agenda do evento com uma reunião de gestão e coordenação do projeto, onde foram aferidas todas as suas questões técnicas, financeiras e de comunicação, sendo que a autarquia de Gaia assume a coordenação desta última componente.