Notícias 03 Jun 2017 Gaia lança programa para atrair investimento e criar emprego Cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa

O Município de Vila Nova de Gaia deu a conhecer, a 3 de junho, o programa Go.On – invest in Gaia, um pacote de medidas para atrair investimento e promover a criação de emprego no concelho. Depois da apresentação, em setembro de 2016, da primeira fase do Quadro de Investimento Inteligente (QI2 - Gaia) – um conjunto de investimentos, públicos e privados, na ordem dos 300 milhões de euros no Centro Histórico, geradores de cerca de três mil postos de trabalho, com resultados já muito evidentes –, esta é a nova etapa que a Câmara Municipal se propõe a iniciar para alavancar o investimento.
Através do Go.On – invest in Gaia, o Município pretende acompanhar, da forma mais próxima e ágil possível, a iniciativa privada, assegurando um conjunto de medidas e incentivos locais: licenciamento zero (isenções nos processos de licenciamento), via verde para o investimento (agilização dos processos burocráticos) e reduções fiscais na derrama, na taxa de resíduos sólidos e na taxa de publicidade.
A autarquia vai, ainda, criar um gabinete municipal de apoio às empresas e à economia local – o Gabinete Go.On –, que terá, também, uma componente de suporte à preparação de candidaturas aos fundos comunitários. Este gabinete, que funcionará sob a alçada do presidente da Câmara Municipal, trabalhará ainda no sentido de assegurar o apoio direto à comparticipação nacional de candidaturas aprovadas aos fundos europeus, no âmbito da economia social. O Go.On assume-se, assim, como um instrumento de participação do município na promoção do investimento inteligente, gerador de emprego e de riqueza para o país, em linha com as medidas que vêm sendo promovidas pelo Governo neste setor.

Criar e manter emprego. Mais e melhor emprego, como fator de coesão. É este o grande desígnio do Programa Go.On – Invest in Gaia. Como? Através de parcerias com os cidadãos, instituições e empresas, envolvendo-os, dialogando e trabalhando com eles. São eles que tornam o objetivo do crescimento do emprego possível, mas a Câmara Municipal de Gaia assume-se como o motor, o parceiro decisivo.
Gaia é, hoje, desafiada a mostrar a sua marca, uma marca que a identifica como município, território, cultura e pessoas mas que não nega a sua relação de complementaridade com a região e com o país. A Marca de Gaia chega a todo o Mundo mas quer ir ainda mais longe. Componentes para aviões e para turbinas eólicas, Vinho do Porto, bicicletas, lentes ou ervas aromáticas são exemplos irrefutáveis de que Gaia é, já, o ponto de partida de muitas marcas, serviços e produtos. O Programa Go.On Invest in Gaia é, por isso, um novo impulso neste movimento imparável. Promover o empreendedorismo, apoiar projetos empresariais de elevado potencial e disponibilizar todos os meios que permitam acelerar a sua execução é a sua missão.
Para o Primeiro-Ministro, António Costa, "Gaia tem dado o seu contributo para o crescimento da economia nacional”, acrescentando que "os municípios são parceiros fundamentais nesta trajetória e Gaia tem uma visão clara sobre o futuro”.