Notícias 24 Jul 2019 Gaia já tem posto de Polícia Marítima Localizado na praia da Granja, tem um dispositivo constituído por cinco efetivos
Proximidade foi a palavra que marcou a cerimónia de inauguração do novo posto da Polícia Marítima em Vila Nova de Gaia, a 24 de julho, junto às Piscinas da Granja. Contando com cinco efetivos em permanência, tem uma área de jurisdição desde a Foz do Douro, no Porto, até ao concelho de Ovar.
A instalação de um posto da Polícia Marítima em Gaia é uma aspiração antiga, tendo em conta os 15 quilómetros de orla marítima do concelho e a consequente necessidade de uma esquadra de proximidade. Referindo-se aos cerca de 30 mil euros investidos pela autarquia no edifício que cedeu para este posto, Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal, sublinhou que "nem sempre um investimento simbólico corresponde a algo pequeno ou pouco importante. Este é um investimento que pode ter muito impacto porque não existia nenhum posto a sul do Douro [até Aveiro]”, disse, acrescentando que agora os efetivos "saem e podem acorrer mais rapidamente ao que for necessário, enquanto antes havia desfasamento temporal entre o alerta e a chegada de efetivos”.
Já o comandante-geral da Polícia Marítima, Luís Carlos de Sousa Pereira, destacou que com esta infraestrutura "fica reforçada a missão de polícia de proximidade”. "Os agentes estarão no posto em permanência para um apoio rápido que constitui uma melhoria da qualidade dos serviços”, acrescentou.
A instalação deste posto resultou de um protocolo entre a empresa municipal Águas de Gaia, a autarquia e a Autoridade Marítima Nacional.