Notícias 28 Abr 2018 Gaia foi palco do Associativismo Jovem A 28 de Abril, jovens promoveram uma verdadeira consciencialização para esta temática
A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis e a Câmara Municipal de Gaia realizaram, a 28 de Abril, uma iniciativa que abriu a porta às comemorações nacionais do Dia do Associativismo Jovem, unindo centenas de jovens e promovendo uma verdadeira sensibilização e consciencialização para o associativismo juvenil e para a importância da participação dos jovens nas suas comunidades. O evento decorreu entre as 15 e as 20 horas, no Jardim do Morro, e contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego, e do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O movimento associativo juvenil português representa cerca de meio milhão de jovens que, diariamente, desenvolvem de forma voluntária atividades nas suas associações e comunidades, sendo um importante fator de desenvolvimento pessoal, mas também um imprescindível motor para o desenvolvimento social do país. Foi nesse sentido que a FNAJ lançou, no mesmo dia, a Campanha Nacional de Promoção do Associativismo Juvenil: «Associativismo: uma escola de cidadania e voluntariado».

Esta iniciativa assumiu-se como um momento único no processo de capacitação e empoderamento de jovens e de afirmação da voz do tecido associativo juvenil, aliando juventude, associativismo e cidadania. Por isso, a FNAJ contou com o Infobus da Cidadania – um espaço propício para estimular a criatividade e o empreendedorismo dos jovens, através de painéis, vídeos pedagógicos e jogos – um palco que irá potenciar a participação e recolher os contributos dos jovens no que toca a políticas de juventude, várias atuações e animações.