Notícias 20 Set 2017 Gaia foi palco da grande «festa» do xadrez Campeonato Nacional de Xadrez decorreu na Douro Marina
A fechar a época 2016/2017, a Douro Marina acolheu, no passado mês de Setembro, os campeonatos nacionais feminino, absoluto e de amadores das categorias de Elo até 1600 e de 1601 a 1999. O xadrez foi o «rei» da festa e mobilizou os amantes da modalidade.

Nos campeonatos nacionais femininos, com a realização das provas de rápidas e de semi-rápidas, Ana Baptista, do Ginásio Clube de Odivelas, conquistou os dois títulos, confirmando o estatuto de número 1 em ambas as competições.

Passando para os amadores, os títulos foram bem disputados, tendo Duarte Duarte vencido o principal na categoria de 1601 a 1999 e João Castro arrecadado o galardão do grupo até 1600.

Por fim, André Sousa tornou-se o mais novo campeão de xadrez de sempre. Com mais de cinco horas de jogo, o jovem de 17 anos, a representar o Grupo Desportivo Dias Ferreira, coroou-se no campeonato individual absoluto de xadrez.

Com objetivos divergentes, todos os atletas passaram dias muito intensos ao longo deste campeonato organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.