Notícias 03 Abr 2018 Gaia escolheu o seu melhor «mini chef» Concurso pretendeu acentuar a importância da alimentação no crescimento das crianças
Criatividade, originalidade e muita dedicação. Estes foram os ingredientes chave do «Concurso Mini Chef Júnior Tradição Saudável», cuja final decorreu no dia 3 de Abril, na escola básica Dr. Fernando Guedes, em Avintes, e elegeu Érica Santos como a melhor «mini chef» de Gaia, com o seu bacalhau aromatizado com broa de Avintes e esparregado.

A alimentação e a saúde foram fatores indispensáveis na dinâmica das ações que orientaram este projeto, desenvolvido com o propósito de acentuar a importância destes elementos no crescimento físico, psíquico e emocional das crianças.

Intitulado «Tradições Saudáveis», o concurso (organizado pela Gertral, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia) pretendeu promover os hábitos alimentares característicos da região, estimulando a procura por produtos alimentares sazonais e feitos localmente, e seguindo a tradição e cultura culinária mediterrânica. Pretendeu-se, ainda, sensibilizar para as regras de higiene e segurança alimentar na preparação e confeção de alimentos, ao mesmo tempo que se incentivou a autonomia das crianças na criação das suas refeições.

Esta competição, que esteve aberta a todos os alunos do 4º ano que almocem diariamente no refeitório escolar, teve como mascote a «Salsinha», que representa a necessidade de incentivar o consumo de ervas aromáticas em detrimento do sal.
O vencedor teve como prémio uma viagem à Eurodisney, acompanhado por um adulto.

Conheça os dez finalistas e as suas receitas:
  • Gustavo Oliveira | Polvo à Lagareiro;
  • Clara Oliveira | Mini pizza de beringela com cama de legumes;
  • Erica Santos | Bacalhau aromatizado com broa de Avintes e esparregado;
  • Dinis Paiva | Esparguete com carne e espargos verdes;
  • Maria Beatriz Rosa | Trouxinhas de couve com bacalhau e legumes;
  • Pedro Nunes | Bacalhau com natas à moda do Pedro com salada;
  • Margarida Gomes | Farinha de pau de atum à moda da mãe;
  • Daniel Paixão | Massa esparguete com almondegas;
  • Luana Ferreira | Arroz do meu mar;
  • Leonor Correia | Rabanadas regadas com calda de laranja e salpicadas com noz.