Notícias 13 Mar 2018 Gaia entre as dez melhores marcas municipais portuguesas Registou a melhor prestação de sempre no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking ©
Ao longo das cinco edições do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© – estudo que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses –, Vila Nova de Gaia apresenta sempre uma das subidas mais significativas, tornando-se cada vez mais uma referência a nível nacional e regional. Gaia passou da 34.ª posição (em 2014) para a 9.ª (em 2018), entrando este ano, pela primeira vez, no top 10 nacional e validando o trabalho que tem sido desenvolvido pelo atual executivo.

Gaia é um dos poucos casos em que se registou não só uma melhoria na performance desde a primeira edição do ranking, mas também uma subida, sempre superior a três posições nacionais, em todas as edições.

No ranking por categorias, no domínio dos negócios, a organização destaca o impressionante crescimento de Gaia, que "depois de ter subido três posições na edição anterior, volta a surpreender com uma escalada de dez lugares no ranking, graças a uma performance fora de série na variável Digital Demand – D2© e nas estatísticas relacionadas com empresas no território” (em número de empresas, Gaia ocupa a 4.ª posição a nível nacional e a 2.ª no panorama regional).

O município manteve, ainda, o 3.º lugar na Região Norte, voltando a receber o prémio de «3.º Município do Norte». Tendo registado a subida mais significativa no topo da tabela nacional (ao passar de 12.º para o 9.º lugar) e na tabela da dimensão Negócios (ao passar de 16.º para 6.º), Gaia será, também, distinguida como «Marca Estrela Nacional» e «Marca Estrela de Negócios».

Paralelamente, entre 2016 e 2017, as pesquisas de turistas, investidores e talento sobre Gaia cresceram 45%. No campo das pesquisas, foi, ainda, o 3.º município português mais procurado por «Gastronomia» e «Mercados de Nicho» e o município percentualmente mais cresceu em «Eventos», «Negócios e Empreendedorismo» e «Museus».

Confrontado com estes dados, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, não escondeu o seu orgulho por um reconhecimento que valida o trabalho que se tem feito em prol de uma cidade sustentável e inteligente. "Estes números não estão aqui por acaso. São o resultado de um trabalho e de um esforço coletivo que não termina hoje e que aumenta as nossas responsabilidades para os próximos anos. Assumimos um modelo novo de gestão municipal e algumas das consequências que estão à vista é termos um município que respira melhor, com uma imagem mais séria e um trabalho reconhecido por todos os quadrantes”, afirmou.

Sobre o Bloom Consulting Portugal Brand Ranking©
O que é e a quem se destina?
Este ranking consiste na medição de resultados e impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver). O Portugal City Brand Ranking© destina-se a instituições governamentais, autarquias, académicos e profissionais das áreas de finanças, economia, marketing ou ao público em geral que se interesse pela temática.

Como foi calculado o ranking?
A Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City Brand Ranking© no seu algoritmo proprietário. Foram consideradas variáveis relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) na formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceções sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.
O algoritmo é composto por três variáveis-chave utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand - D2© e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.