Notícias 05 Jul 2019 Gaia em força nos XIII Jogos do Eixo Atlântico Município será representado por uma delegação de 126 elementos
O início da oitava edição dos Jogos do Eixo Atlântico, que se realiza este ano na cidade de Braga, está marcado já para a próxima segunda-feira, 8 de Julho.

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, a competição com uma forte presença do Município de Gaia, que participará em todas as modalidades (atletismo F/M; atletismo adaptado F/M; natação F/M; natação adaptada F/M; basquetebol F/M; andebol masculino; futebol de sete masculino; voleibol feminino e ténis F/M). A delegação gaiense – uma das maiores do evento – é, assim, composta por um total de 126 elementos (atletas e técnicos) que representarão a cidade até 12 de Julho.

Destacando o crescimento dos Jogos do Eixo Atlântico desde a sua primeira edição, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gaia lembra que "todos os atletas presentes têm como principal objecto competir e, naturalmente, ganhar, mas o principal troféu destes jogos, aquele que todas as cidades anseiam por ganhar, é o troféu Fair Play ou Jogo Limpo”. José Guilherme Aguiar acrescenta ainda estar certo de que, ”tal como no passado, os Jogos do Eixo de Braga consolidarão ainda mais a coesão desta grande euro-região.

Os Jogos do Eixo Atlântico visam a promoção do desporto, a convivência entre os jovens e também o melhor conhecimento entre os cidadãos das duas regiões (Norte de Portugal e Galiza). Realizam-se, desde 1995, de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa, com uma participação superior a 1500 atletas. Nesta edição participarão mais de 1.800 jovens, muito perto do record de participação atingido em 2015, quando decorreram nas cidades de Gaia, Porto e Matosinhos.