Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 06 Nov 2018 Gaia é o município com mais candidaturas ao abrigo do IFRRU 2020 Auditório Municipal recebeu sessão de balanço sobre o primeiro ano do programa
 
O investimento em projetos ao abrigo do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) atingiu os 184 milhões de euros no primeiro ano e estão em análise planos no valor de 500 milhões. Este foi um dos dados divulgados na cerimónia de balanço do primeiro ano de funcionamento do IFRRU 2020, que decorreu a 6 de Novembro, no Auditório Municipal de Gaia, na presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. Para o governante, "há uma procura muito grande e isso é um sinal muito positivo para a construção das cidades”, sendo que este é "o maior programa de incentivo à reabilitação urbana”. Na cerimónia, perante autarcas e investidores, Matos Fernandes admitiu que "as metas que o programa sugeriu para si próprio vão ser alcançadas e superadas”, aproveitando a oportunidade para incentivar o recurso a energias renováveis.
Gaia é o município com maior volume de candidaturas ao abrigo deste instrumento, tal como salientou na sua intervenção Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. Estão em análise candidaturas num valor total de 200 milhões de euros e fá foram aprovados e estão em execução 18 projetos no concelho. "Temos um conjunto de candidaturas já aprovadas que tornam Gaia no município com maior número de aprovação de candidaturas, em ‘pipeline’ e volume financeiro associado. Isto torna-nos num município de referência na área da reabilitação urbana. São dados de um primeiro ano mas o ritmo tende a continuar assim”, garantiu o autarca que acredita, ainda, que este é "um programa absolutamente decisivo para o país porque a reabilitação é um dos principais problemas a enfrentar nas próximas décadas”. Sobre os projetos aprovados em Gaia, um deles é o «Mundo do Vinho», promovido pela The Fladgate Partnership. Outro dos projetos que está a nascer com o apoio do IFRRU 2020 é a reabilitação do edifício da assembleia da Granja, em São Félix da Marinha. 
Recorde-se que este é um instrumento criado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, no âmbito do Portugal 2020, e integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação.