Notícias 04 Abr 2017 Gaia com “o mais impressionante crescimento” no ranking das cidades Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017
Vila Nova de Gaia é, no âmbito do Top 25, o município de mais impressionante crescimento ao longo das últimas edições do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, tendo passado de 34.º a 12.º classificado em apenas quatro edições e tornando-se numa referência nacional na dimensão de Talento. Ainda no Top 25 nacional, Gaia subiu cinco posições relativamente ao ano de 2016.



Além da excelente prestação no Top 25 Nacional, na edição 2017 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, documento que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses, Gaia regista subidas em todas as categorias avaliadas, bem como no ranking regional Norte.

Na categoria Negócios (Investir), Gaia subiu três posições relativamente a 2016 e encontra-se agora na 16.ª posição; na Visitar (Turismo), registou uma escalada de cinco lugares, para o 17.º; já na categoria Viver (Talento), o município consolidou a sua presença no Top 10 nacional, tendo subido de décimo para nono lugar.



Também ao nível da prestação a nível regional, Vila Nova de Gaia registou resultados assinaláveis e entrou, pela primeira vez, no pódio do Ranking Regional Norte, ocupando a terceira posição depois de ter ultrapassado os municípios de Guimarães e Matosinhos.



O presidente da Câmara Municipal congratula-se com os dados constantes do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, admitindo que "representam um motivo de grande satisfação para Gaia e para os gaienses”. Para Eduardo Vítor Rodrigues, o facto de Gaia estar em constante melhoria nos diferentes indicadores "é o reflexo na aposta, deste executivo, em políticas de desenvolvimento inteligente e sustentável, no imaterial ao invés de obras megalómanas, e na preocupação com a qualidade de vida dos gaienses ou de quem adota Gaia para sua cidade”.


Sobre o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.

Metodologia – Como foi calculado este Ranking?
A Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City Brand Ranking© no seu algoritmo proprietário. Foram consideradas variáveis relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) na formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceção sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.
O algoritmo é composto por três variáveis-chave utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand - D2© e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.
Sobre a Bloom Consulting
Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada em "Country”, "Region” e "City” branding, analisando e desenvolvendo estratégias, análises e ferramentas de medição para destinos por todo o mundo. A empresa tem sede em Madrid e escritórios em Lisboa e São Paulo.
Ao longo dos últimos 14 anos, a Bloom Consulting tem sido presença constante em meios internacionais de renome como a BBC, Economist, Forbes e CNN. O seu CEO, José Filipe Torres, é reconhecido como um dos maiores especialistas mundiais de "Place Branding” tendo vindo a colaborar com a OCDE e a European Travel Commission.
É "Data partner” oficial do World Economic Forum  e contribui para a elaboração do seu índice mundial de competitividade turística.
Todos os anos publica o Bloom Consulting Country Brand Ranking©, nas edições de Negócios e Turismo. Estes estudos analisam a performance de marca de 225 países e territórios a nível mundial. No ano de 2016 foi publicada a segunda edição do Digital Country Index© que avalia a atratividade digital de todos os países do mundo  nas áreas de Turismo, Talento, Prominência, Exportações e Investimento.