Notícias 24 Nov 2017 Gaia avança com programa de estágios profissionais remunerados Na fase inicial, o programa beneficiará cinquenta pessoas
No próximo ano, sensivelmente a partir de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia irá avançar com um programa de estágios remunerados que irá ter, nesta primeira fase, cinquenta beneficiários, desde licenciados (25 vagas) a alunos que, terminado o 12º ano de escolaridade, optem por não continuar os seus estudos (25 vagas). O Programa Municipal de Estágios Profissionais Remunerados terá estas duas vertentes, sendo que a destinada a licenciados será dirigida a "jovens que terão a sua primeira experiência profissional para conseguirem suprir alguma lacuna na procura de emprego”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, já que é-lhes "exigida experiência profissional que não têm e, desta forma, podem vir a ter”. "Os estágios versam todas as áreas de intervenção do Município. Podemos absorver técnicos superiores de arqueologia, ação social ou educação, bem como das engenharias”, prosseguiu. Sendo este um "eixo de profissionalização”, o presidente da Câmara Municipal de Gaia prevê o turismo ou a serralharia como possíveis áreas de absorção de estagiários.

Este programa custará cerca de 80 mil euros por ano ao orçamento municipal de Gaia, sendo que, para o arranque, os serviços municipais servirão como garantia, mas a expetativa é a de que empresas fornecedoras, parceiros sociais, entre outras entidades pertinentes, também estarão envolvidas neste programa.