Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 29 Set 2017 Gaia assinalou Semana Europeia do Aleitamento Materno Iniciativa ficou marcada por diferentes ações informativas
Vila Nova de Gaia assinalou, entre 29 de Setembro e 6 de Outubro, a Semana Europeia do Aleitamento Materno. O município não quis, uma vez mais, deixar de se associar a esta causa, e com base no tema «Todos juntos pelo Aleitamento Materno» foram organizadas diversas ações. O objectivo passou, essencialmente, por informar as pessoas sobre as novas metas de desenvolvimento sustentável e de que forma estas se relacionam com a amamentação e a alimentação complementar, ao mesmo tempo que envolvem um conjunto de atores em torno da proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

O pontapé de saída foi dado no dia 29 de Setembro, no salão nobre da Unidade 2 do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, com uma palestra dirigida por Claudina Carvalho. Para a médica ginecologista, "todos os profissionais de saúde devem incentivar os pais a enveredarem pelo caminho da amamentação. Temos um papel fundamental nesta temática”, defendeu. Seguiu-se, a 2 de Outubro, outra palestra, desta feita junto da comunidade escolar da EB Dr. Costa Matos e da Escola de Artes de Santa Marinha, onde o clínico Rui Pinto falou da importância do leite da mãe como melhor alimento para o bebé. Será ainda realizado um concurso de desenho subordinado ao tema, com a atribuição de prémios aos três melhores.



Esta semana de consciencialização incluiu, ainda, uma outra palestra com o tema «Sustentando a amamentação juntos» e um chá com avós, filhos e netos, num momento simbólico que pretendeu assinalar a importância da amamentação no seio da família. A sessão de encerramento realizou-se a 6 de Outubro, no salão nobre da unidade 2 do CHVNG/E.

Todas as ações foram organizadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em parceria com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (serviço de pediatria e neonatologia e serviço de ginecologia e obstetrícia) e o agrupamento de centros de saúde de Gaia e Espinho/Gaia, contando ainda com o apoio de outras entidades como o El Corte Inglés de Gaia ou o Cantinho das Aromáticas.