Notícias 29 Set 2017 Gaia assinalou Semana Europeia do Aleitamento Materno Iniciativa ficou marcada por diferentes ações informativas
Vila Nova de Gaia assinalou, entre 29 de Setembro e 6 de Outubro, a Semana Europeia do Aleitamento Materno. O município não quis, uma vez mais, deixar de se associar a esta causa, e com base no tema «Todos juntos pelo Aleitamento Materno» foram organizadas diversas ações. O objectivo passou, essencialmente, por informar as pessoas sobre as novas metas de desenvolvimento sustentável e de que forma estas se relacionam com a amamentação e a alimentação complementar, ao mesmo tempo que envolvem um conjunto de atores em torno da proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

O pontapé de saída foi dado no dia 29 de Setembro, no salão nobre da Unidade 2 do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, com uma palestra dirigida por Claudina Carvalho. Para a médica ginecologista, "todos os profissionais de saúde devem incentivar os pais a enveredarem pelo caminho da amamentação. Temos um papel fundamental nesta temática”, defendeu. Seguiu-se, a 2 de Outubro, outra palestra, desta feita junto da comunidade escolar da EB Dr. Costa Matos e da Escola de Artes de Santa Marinha, onde o clínico Rui Pinto falou da importância do leite da mãe como melhor alimento para o bebé. Será ainda realizado um concurso de desenho subordinado ao tema, com a atribuição de prémios aos três melhores.

Esta semana de consciencialização incluiu, ainda, uma outra palestra com o tema «Sustentando a amamentação juntos» e um chá com avós, filhos e netos, num momento simbólico que pretendeu assinalar a importância da amamentação no seio da família. A sessão de encerramento realizou-se a 6 de Outubro, no salão nobre da unidade 2 do CHVNG/E.

Todas as ações foram organizadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em parceria com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (serviço de pediatria e neonatologia e serviço de ginecologia e obstetrícia) e o agrupamento de centros de saúde de Gaia e Espinho/Gaia, contando ainda com o apoio de outras entidades como o El Corte Inglés de Gaia ou o Cantinho das Aromáticas.