Notícias e Destaques 16 Abr 2020 Gaia apoia bombeiros voluntários do concelho Câmara disponibiliza cinquenta viseiras a cada corporação e garante transporte de doentes

Face à carência de equipamentos de proteção individual sentida por profissionais que se encontram na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Gaia vai doar cinquenta viseiras a cada uma das seis associações humanitárias de bombeiros voluntários do concelho (Aguda, Avintes, Carvalhos, Coimbrões, Crestuma e Valadares), dando, assim, seguimento a um conjunto de medidas que tem encetado no último mês de apoio aos munícipes e às entidades sediadas no Município.

As associações dos bombeiros voluntários são parceiras indispensáveis do município no levantamento, previsão, avaliação e prevenção de riscos coletivos, assumindo a proteção e o socorro de pessoas e bens em perigo quando situações de acidente grave ou catástrofe ocorrem. Assim, em paralelo com a entrega das viseiras, a Câmara Municipal vai ainda celebrar um acordo de colaboração com cada uma das associações humanitárias, com vista ao transporte de doentes relacionados com a Covid-19, seja para a realização de testes, seja para o transporte de e para as unidades hospitalares ou centros de saúde. Para a prossecução deste acordo, cada uma das associações humanitárias disponibiliza à Proteção Civil Municipal, durante os meses de abril e maio, uma ambulância de socorro e uma ambulância de transporte, com as respetivas tripulações especificamente dedicadas ao transporte de casos relacionados com a doença. Para compensação dos custos, o Município de Gaia transfere para cada uma destas entidades o valor mensal de 1.500 euros por veículo, entregando, ainda, o equipamento de proteção individual a cada uma das equipas afetas ao transporte.

Estas decisões da autarquia surgem num momento em que importa que cada um desempenhe um papel fulcral na operacionalização e implementação das medidas para a prevenção e controlo da doença previstas no plano de contingência nacional.