Notícias 08 Abr 2017 Gaia acolheu Torneio Internacional Mini Basket 2017 Participaram cerca de 350 atletas, com idades entre os 8 e os 11 anos

Nos dias 8 e 9 de Abril, 29 equipas, 350 atletas (crianças dos 8 aos 11 anos) e mais de sessenta colaboradores integraram a realização da primeira edição do Torneio Internacional Mini Basket 2017, uma iniciativa que nasce pelas mãos do Futebol Clube de Gaia, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia.
O evento, que se realizou no Pavilhão do FC Gaia e no Pavilhão Municipal das Pedras, surge no âmbito do trabalho de responsabilidade social que o clube tem procurado desenvolver ao longo dos anos, em prol da comunidade mais jovem do concelho. Mais do que uma competição salutar, este foi um momento de convívio, diversão e de troca de experiências entre jovens provenientes de várias regiões de Portugal e Espanha. Esta foi também uma iniciativa única que permitiu a estes jovens participarem naquele que procura ser o torneio mais emblemático de Gaia e do minibasquete no nosso país.
Destinado aos escalões de Sub-8, Sub-10 e Sub-12, o torneio pretendeu ainda dinamizar a prática desta modalidade, sensibilizando e captando o interesse dos mais jovens para a prática do basquetebol. De acordo com a organização do torneio, "na atual conjuntura financeira e social do país e da Europa, a promoção de grandes eventos deve ser sustentada em projetos de qualidade e com objetivos bem definidos”.
A escolha de dois locais para a realização do evento também não foi fruto do acaso. O objetivo passou por facilitar o convívio entre todas as equipas participantes, englobando, além da vertente desportiva, uma componente lúdica, com várias ocupações paralelas. Assim, o torneio decorreu em três partes: jogos (ao longo dos dois dias), circuitos técnicos (concurso do «Elimina», concursos «2 Ball», circuito de drible, competição de lances livres, competição de lançamentos na passada) e sessão de encerramento, com desfile das equipas e entrega de prémios.
A participação no torneio garantiu a todas as equipas prémios de participação, t-shirt do torneio e água para todos os jogos. Além disso, todas as equipas tiveram ainda direito a um lanche durante a manhã.
O Futebol Clube de Gaia tem vindo a organizar vários torneios e eventos internacionais. No entanto, faltava um evento de minibasquete que dignificasse todo o trabalho que o clube tem vindo a desenvolver neste escalão e na formação de jovens atletas.