Notícias 13 Mar 2018 Gaia acolheu sessão distrital do Parlamento dos Jovens Edição de 2018 é dedicada à Igualdade de Género
150 jovens líderes de 50 escolas do ensino secundário estiveram reunidos em Gaia para preparar a proposta do distrito do Porto para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens. A edição de 2018 é dedicada à Igualdade de Género e contribuiu para um debate inspirador.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida a jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e tem como objetivos estimular a participação jovem; promover os processos democráticos; e valorizar o potencial dos jovens na resolução de questões do presente e futuro.

A sessão distrital do Porto realizou-se nos dias 12 e 13 de março, no Auditório Municipal de Gaia, e teve como curiosidades o facto de a mesa ser composta por três jovens gaienses: Tiago Cunha (Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves), Iolanda Barbosa (Colégio Internato dos Carvalhos) e Rita Machado (Escola Profissional do Infante)

A proposta vencedora partiu dos jovens deputados Flávia Freitas, Luís Rodrigues e Luís Diogo (Escola Secundária Inês de Castro). Por sua vez, os deputados da Escola Secundária Almeida Garrett foram eleitos entre os cinco representantes do círculo do Porto para a sessão nacional.

A sessão organizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude espelhou o espírito crítico, o sentido de coletivo e o potencial criativo dos jovens e das jovens para construírem soluções.

"O Parlamento dos Jovens foi uma grande demonstração do valor e potencial dos jovens. Foi um enorme orgulho receber em Gaia um evento com um nível tão grande de participação e onde se discutiram assuntos tão pertinentes. Esta geração de jovens provou que está num nível superior e reforçou o nosso compromisso em afirmar Gaia como um laboratório de participação jovem”, destacou o vereador da Juventude, Elísio Pinto.

Nos dias 16 e 17 de abril, os jovens deputados da Escola Secundária de Amarante, Escola Secundária Almeida Garrett, Escola Secundária de Paços de Ferreira, Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun’Álvares e Colégio de Nossa Senhora do Rosário irão defender a proposta do círculo do Porto na Assembleia da República. Gonçalo Ferreira (Escola Secundária de Amarante) será o porta-voz do grupo e Tiago Cunha é candidato à mesa da sessão nacional.

+INFO: www.cm-gaia.pt/pt/cidade/juventude