Notícias 15 Fev 2018 Gaia acolheu sessão de divulgação das oportunidades de financiamento do IFRRU 2020 Trata-se de um instrumento financeiro para a reabilitação e revitalização urbanas
"Revitalizar para reabilitar as nossas cidades”. É com este mote que a Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 tem percorrido o país, com o intuito de divulgar as oportunidades de financiamento deste «Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas». O Auditório Municipal, em Vila Nova de Gaia, acolheu no dia 15 de Fevereiro mais uma sessão, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
Estão abertas as candidaturas ao financiamento de projetos no âmbito do IFRRU 2020, um instrumento que atua em todo o território nacional e que tem como objetivo financiar operações de reabilitação urbana incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) delimitadas pelos municípios. "Os apoios correspondem a empréstimos com condições mais vantajosas para os promotores face às atualmente existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito da reabilitação, com um investimento total, por operação, até 20 milhões de euros”, pode ler-se no site de apresentação do instrumento.
Para fixar as populações, captar turistas e revitalizar o centro urbano, Gaia tem conferido uma importância muito significativa à reabilitação urbana. A verdade é que dos cerca de duzentos pedidos de financiamento que se encontram em preparação atualmente, metade correspondem à região Norte do país, o que reflete o volume de edifícios com necessidade de requalificação. São também da região norte sete das candidaturas que já se encontram em fase de decisão, com um investimento de cerca de 50 milhões de euros.
Esta iniciativa terminou com um debate e uma sessão de esclarecimento de dúvidas por parte do público presente.

Para formalizar as candidaturas:
- Cada município terá um interlocutor IFRRU 2020, que emitirá o parecer de enquadramento do seu projeto e o apoiará no processo de licenciamento;
- Para permitir a escolha das melhores soluções para aumentar a eficiência energética do imóvel a reabilitar, um perito qualificado realizará a Certificação Energética;
- O pedido de empréstimo é realizado num balcão da rede comercial de qualquer um dos bancos selecionados.