Notícias 03 Out 2017 Gaia acolhe Campeonatos Internacionais SU-DS para atletas com Síndrome de Down Competições decorrerão no Complexo Desportivo da Lavandeira, de 12 a 15 de Outubro

De 12 a 15 de Outubro, Vila Nova de Gaia vai acolher os Campeonatos Internacionais de Atletismo, Basquetebol, Judo e Ténis de Mesa SU-DS para atletas com Síndrome de Down. A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu na Casa da Presidência de Gaia, no dia 3 de Outubro, e contou com a presença de José Guilherme Aguiar, vereador gaiense do Desporto, Lenine Cunha, atleta paralímpico mais medalhado do mundo e padrinho do evento, José Costa Pereira, presidente da ANDDI-Portugal (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual), e Mário Lopes, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.
Foi com orgulho e responsabilidade que Lenine Cunha aceitou o repto para apadrinhar estes campeonatos. "Sendo atleta paralímpico, reconheço a importância deste tipo de eventos desportivos pois, para além da vertente competitiva, existem outros valores que, na minha ótica, são muito relevantes. Falo em específico da capacidade de envolver todos os participantes, desde atletas, treinadores, equipas médicas, staff de apoio, organização e demais agentes, no espírito do evento, através da componente social, da coesão, da igualdade e da integração”, salientou o atleta.
Para o presidente da ANDDI-Portugal, entidade organizadora do evento, "o talento dos praticantes portugueses da ANDII tem sido inspirador para os jovens, treinadores e dirigentes e, aliado ao envolvimento de instituições e clubes nossos associados, tem contribuído para um notável desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiências intelectuais no país”.
Já José Guilherme Aguiar destacou o papel que o município tem desempenhado no apoio a jovens com necessidades especiais, na área do desporto e não só, com especial destaque para o programa Gaia Aprende +(i) ou para a introdução do desporto adaptado nos Jogos Juvenis. "Gaia procura dar o exemplo, quer na atribuição de subsídios aos atletas, quer em suportar os custos das inscrições nas respetivas federações”, defendeu.
Em competição estarão 109 atletas provenientes de 17 países dos cinco continentes, nomeadamente: África do Sul, Austrália, Brasil, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália, Iraque, Macau, México, Polónia, Suécia, Suíça, Turquemenistão, Turquia, Zimbabwe e Portugal. Sendo um evento que exige uma organização muito complexa, Mário Lopes deixou uma palavra especial de agradecimento a todos os voluntários que têm contribuído para que as competições atinjam uma dimensão sociodesportiva única no país. "Deixo uma especial referência ao trabalho dos voluntários, tantos e sempre disponíveis para apoiarem estas iniciativas – motores de resiliência das comunidades, constituindo-se o trabalho altruísta como uma ótima ferramenta de coesão social e proximidade cívica”, partilhou.
Este evento engloba o 4º Campeonato da Europa Open de Atletismo IAADS (a decorrer na pista do Estádio Municipal da Lavandeira), o 1º Campeonato da Europa de Judo JUDOWN (a decorrer no Centro de Alto Rendimento de Taekwondo), o 1º Campeonato da Europa Open de Ténis de Mesa ITTADS (a decorrer no CAR desta modalidade) e o Challenge Internacional de Basquetebol 3x3 IBA21 (a decorrer no Pavilhão Municipal). Todas as provas serão realizadas no Complexo Desportivo da Lavandeira e contam com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.
A par das competições para atletas com Trissomia 21 e Mosaicismo, realizar-se-á, ainda, o «Meeting de Atletismo Gaia 2017 +i», direcionado a jovens atletas do concelho. A cerimónia de abertura está marcado para o dia 12 de Outubro, a partir das 21 horas, no Auditório Municipal de Gaia.