Notícias 15 Fev 2019 Forças policiais de Gaia terão melhores condições de funcionamento Assinados protocolos que permitirão a requalificação de quartéis
Numa cerimónia presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, foram assinados, a 15 de Fevereiro, no salão nobre dos Paços do Concelho, os protocolos de cooperação que irão permitir a requalificação da Divisão Policial da PSP de Vila Nova de Gaia, em Oliveira do Douro, do Destacamento Territorial daG GNR de Vila Nova de Gaia, nos Carvalhos, e do Posto Territorial da GNR de Lever (tendo sido assinado, neste último caso, o auto de consignação com a empresa Teisil – Empresa de Construções, Lda.) e a entrega de quatro viaturas elétricas pela Câmara Municipal àquelas forças policiais.

"A ideia é dar melhores condições de trabalho aos profissionais, acelerando a atuação do Ministério da Administração Interna. Bem sei que não é nossa competência direta, mas a Câmara não pode ficar indiferente neste campo e negligenciar a segurança”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. Já Isabel Oneto considerou este momento como o início "de um novo modelo de relacionamento entre aquilo que é a política de segurança pública que deve ser seguida pela Administração Interna e as políticas públicas de segurança em que os municípios assumem um papel muito relevante”.

Além destes assuntos, foi, ainda, anunciada a construção do novo Posto Territorial da GNR de Arcozelo, assumindo a autarquia o financiamento da empreitada e o MAI o fornecimento dos projetos. Também o Posto Territorial da GNR de Avintes será alvo de um processo de requalificação, com a obra a arrancar em 2020, e serão, ainda, cedidos 18 lugares de estacionamento à PSP.

No que respeita aos serviços municipais, avançará, em breve, a nova recruta para a Polícia Municipal; a aquisição de uma auto-escada/plataforma elevatória para equipar os Bombeiros Sapadores e o lançamento de uma nova recruta para os Bombeiros Sapadores (mais vinte agentes).