Notícias 31 Out 2017 Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal Iniciativa decorrerá de 3 de novembro a 27 de maio por vários municípios portugueses

Os Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal estão de volta para a sua décima edição, que irá percorrer 77 municípios ao longo de 26 fins de semana, de 3 de novembro a 27 de maio. A apresentação do guia decorreu no auditório da Biblioteca Pública Municipal de Gaia, a 31 de outubro, e contou com a presença de José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Alejandro Rubín, diretor geral da Expourense.
Os petiscos mais tradicionais e os vinhos mais afamados puderam ser desfrutados numa pequena mostra gastronómica que «fechou» a cerimónia. Além de uma listagem dos municípios aderentes e respetivas datas, o guia inclui ainda mais de cinquenta produtos qualificados DOP (Denominação de Origem Protegida), IGP (Indicação Geográfica Protegida), cozinheiros e cozinheiras de grande notoriedade e informações detalhadas dos locais, nomeadamente as referências às condições de acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida.
Além de ser um momento de degustação, esta décima edição traz, de igual modo, motivos para celebrar. "São dez anos de um dos maiores projetos de promoção turística que tem como base a gastronomia e os vinhos para descoberta do território”, adiantou Melchior Moreira. A iniciativa arrancou em 2009 com apenas 13 fins de semana, igual número de municípios aderentes e 349 restaurantes. Hoje, os números são bem diferentes. Serão 26 fins de semana, com 77 municípios participantes, 1016 restaurantes, 479 empreendimentos turísticos e 177 quintas enoturísticas aderentes. "Queremos que vá onde nunca pensou ir, desde o enigmático extremo nordeste até ao vale que dizem que é Douro, ao extremo ocidental onde o verde, o fresco e o leve são sabores que o aguardam até à região metropolitana do Porto, que é tão rural quanto urbana”, convidou Melchior Moreira.
A escolha de Vila Nova de Gaia para anfitriã desta apresentação é, para José Guilherme Aguiar, motivo de grande orgulho. "Percebemos que este é o maior evento do Turismo Porto e Norte de Portugal. É uma iniciativa que se prolonga no tempo e é um prazer estar aqui. Faz-nos muito bem conhecer o nosso país. Os municípios que aqui se apresentam têm produtos verdadeiramente maravilhosos. Espero que ninguém consiga resistir”, afirmou.
Além de ser um convite à descoberta da gastronomia mais regional do norte do país, os fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta dos territórios. Comece por Alfândega da Fé já no próximo fim de semana (3, 4 e 5 de novembro) e termine esta viagem em Santa Maria da Feira (25, 26 e 27 de maio), não esquecendo que Vila Nova de Gaia também está incluída neste roteiro gastronómico. Pataniscas de polvo, sável de escabeche acompanhado com broa de Avintes são algumas das iguarias do concelho e que poderão ser saboreadas de 13 a 15 de abril.

Agenda Gastronómica:
3, 4 e 5 de novembro – Alfândega da Fé e Valpaços
10, 11 e 12 de novembro – Vila Pouca de Aguiar
17, 18 e 19 de novembro – Trofa e Vimioso
24, 25 e 26 de novembro – Lamego e Vila Verde
1, 2 e 3 de dezembro – Alijó, Mesão Frio e Póvoa de Varzim
8, 9 e 10 de dezembro – Baião e Paços de Ferreira
5, 6 e 7 de janeiro – Tabuaço
12, 13 e 14 de janeiro – Amarante
19, 20 e 21 de janeiro – Marco de Canaveses e Vizela
26, 27 e 28 de janeiro – Ponte de Lima
2, 3 e 4 de fevereiro – Amares e Chaves