Notícias 08 Abr 2017 Fedapagaia assinalou 30 anos de existência Apresentação ficou a cargo de Jorge Gabriel

Para homenagear, de uma forma simbólica, os 30 anos de dedicação ao associativismo parental em Vila Nova de Gaia, a Fedapagaia (Federação das Associações de Pais do concelho de Vila Nova de Gaia) realizou, a 8 de Abril, uma gala comemorativa que juntou no auditório do Olival uma parte significativa dos dirigentes associativos e da comunidade educativa do concelho.

Para Carlos Gonçalves, presidente da Fedapagaia, "Gaia é, de facto, uma terra de pontes”, sendo que "a educação, tal como um rio, faz todo o seu trajeto, da nascente até à foz, sempre inseparável das margens”. Assim, o aluno é comparado ao rio. "No momento em que entra no sistema educativo é acolhido, amparado e conduzido por um conjunto de pessoas que vão do assistente operacional ao animador, da educadora ao professor ou ao diretor”, descreveu o responsável. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, realçou uma ideia que destaca habitualmente: "em muitos momentos deveriam existir duas fedapagaia(s), nomeadamente uma para tratar as associações de pais existentes, dos pais empenhados e envolvidos, daqueles que se envolvem na vida da comunidade e uma outra Fedapagaia que obrigasse os pais a envolverem-se de forma a facilitar a relação dos mesmos com as escolas”, afirmou, acrescentando que as políticas municipais continuarão sempre a ter em linha de consideração um trabalho em rede e em parceria com várias entidades.

Com apresentação de Jorge Gabriel, a cerimónia contou com vários momentos musicais que celebraram estes 30 anos de vida ao serviço da educação.