Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 14 Out 2019 Escola Ciência Viva em Gaia já iniciou a atividade Alunos do 1º ciclo terão a oportunidade de conhecer a Ciência de perto
A Escola Ciência Viva, localizada no Parque Biológico de Gaia, iniciou a sua atividade a 14 de outubro com os seus primeiros alunos, tendo recebido a visita do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. Cerca de cinquenta crianças irão, ao longo da semana, conhecer a Ciência de perto, numa oportunidade única de aprendizagem. Seguir-se-ão duas novas turmas na próxima semana, e assim sucessivamente.  Direcionado, no presente ano letivo, para os alunos do 1º ciclo do ensino básico, este programa educativo promove uma componente experimental, reproduzindo o ambiente laboratorial de investigação. 
«Cozinha é um laboratório (O mundo das intolerâncias)» é uma das atividades desenvolvidas nesta nova «escola da ciência». Aqui, pretende-se que as crianças sejam capazes de identificar as diferenças entre intolerâncias e alergias. No «Laboratório H2O e a química», o objetivo passa por introduzir alguns conceitos de química. O desafio é conseguir, de forma simples e cativante, explorar o conceito de reação e substância química, pH, ácido e base, bem como saber de que forma estes conceitos são importantes para a compreensão de fenómenos no quotidiano, na saúde humana e na preservação do Planeta. Das atividades de sala de aula, salienta-se, ainda, o destaque dado à eletricidade, em que se pretende desafiar os alunos a explorar este mundo através da construção de circuitos, utilizando lâmpadas, fios de crocodilo e baterias. 
Aprender ciência é divertido. Com a Escola Ciência Viva pretende-se transmitir uma experiência de aprendizagem ativa e dinâmica, democratizando, assim, o acesso ao conhecimento científico. 
O projeto é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, contribuindo para a promoção de práticas de aprendizagem, com uma forte aposta nas competências digitais, em projetos de inovação pedagógica e na valorização de professores em academias de formação avançada. 





  •  Quem pode frequentar a Escola Ciência Viva?
Numa primeira fase, a Escola Ciência Viva de Gaia irá funcionar apenas para as escolas públicas do 1º ciclo do Município de Vila Nova de Gaia. As escolas serão selecionadas anualmente, por acordo comum entre a o Município, a ECVG e os Agrupamentos Escolares, sendo que existe um limite anual de inscrições.
               Numa segunda fase poderá haver atividades para o público em geral. Assim que essa modalidade esteja disponível, divulgaremos a respetiva informação.
  • Como são selecionadas as atividades a desenvolver?
               As atividades da ECVG são pré-definidas e previamente selecionadas com a escola participante, de acordo com a programação anual.
  • Existe algum contacto para marcações?
               Não existirão, para já, marcações fora do âmbito da lista de escolas já selecionadas. Caso pretenda que a sua escola participe, deverá comunicar o interessa ao agrupamento respetivo.
  • Qual é o horário de funcionamento?
               O horário de funcionamento normal é de segunda a sexta-feira, das 9h20 às 15h30.
  • A frequência da Escola Ciência Viva tem algum custo?
               A participação na Escola Ciência Viva não tem custos para as escolas selecionadas, de acordo com a programação anual.