Notícias 03 Nov 2017 Eduardo Vítor Rodrigues é o novo líder do Conselho Metropolitano do Porto Terá na vice-presidência Emídio Sousa e Margarida Belém
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, foi eleito, no dia 3 de novembro, presidente do Conselho Metropolitano do Porto e terá ao seu lado, na vice-presidência, Emídio Sousa e Margarida Belém, presidentes das câmaras municipais de Santa Maria da Feira e Arouca, respetivamente. Para a comissão executiva foram eleitos Mário Rui, Sara Lobão e Lino Ferreira, além de mais dois elementos não remunerados. 
Transportes e fundos comunitários são os temas mais desafiantes para os autarcas neste novo ciclo político. Para Eduardo Vítor Rodrigues, a área dos transportes agrega "desafios muito importantes pela frente”, sendo que a questão dos fundos comunitários "vai tornar-se um desafio à estratégia de desenvolvimento da Área Metropolitana”. "Não quisemos fazer descolar esta questão do desafio lançado pelo primeiro-ministro de análise, diagnóstico, mas também de propositura das linhas mestras do novo quadro comunitário de apoio 2021-2027”, afirmou. 
Acerca da descentralização, Eduardo Vítor Rodrigues disse que se trata de uma discussão "transitoriamente congelada pelo período eleitoral”, mostrando-se convencido de que no próximo ano isso seja "claramente assumido pelo Governo”, acrescentando: "Queremos ser interlocutores de um verdadeiro processo de descentralização”. Ainda a este propósito, o autarca recusou a ideia de que esta possa ser "um alijar de responsabilidades da parte do Governo para os municípios, sem o respetivo envelope financeiro”. 
No final da reunião, Eduardo Vítor Rodrigues assumiu que o espírito metropolitano saiu "mais reforçado”, existindo "uma vontade de trabalhar com todas as entidades que estão no terreno, com os municípios mas também com o poder central, de forma leal mas reivindicativa porque temos muito caminho para percorrer”, colmatou.