"A especial atenção que dá aos mais frágeis, a especial atenção que tem com as instituições de solidariedade social, ajudando a elevar os patamares de solidariedade, a priorização que tem dado ao ensino em Vila Nova de Gaia, com programas que já são referência no país na formação e acompanhamento das nossas crianças e jovens, mas também na colaboração direta e indireta aos pais, quer através das associações, quer numa responsável e cooperante ligação aos professores e colaboradores, diferenciam-no”. As palavras de César Oliveira, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia (FCVNG) justificam a escolha que recaiu em Eduardo Vítor Rodrigues para «Personalidade Associativa 2017», e que culminou numa cerimónia no dia 27 de outubro, no Auditório Municipal de Gaia. Trata-se de uma iniciativa anual organizada pela FCVNG que tem como objetivo homenagear e dignificar personalidades ou instituições gaienses com ligação direta ou indireta ao movimento associativo. Para César Oliveira, Eduardo Vítor Rodrigues é uma escolha óbvia da direção, uma vez que desde cedo abraçou as causas do movimento associativo "com atitudes determinadas, disponibilidades, trabalho abnegado e de proximidade para com tudo e todos”.

Por sua vez, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Gaia, acredita que com este reconhecimento associativo "a Federação Concelhia das Coletividades de Gaia aponta um exemplo de cidadania ativa que Eduardo Vítor Rodrigues personifica”.

Além dos discursos, a festa de homenagem associativa contou com várias atuações artísticas, encabeçadas pela Escola de Dança Ginasiano, pela Escola de Música de Perosinho, pelo Grupo de Percussão da Academia de Música de Vilar do Paraíso, pelo estúdio de ópera da Fundação Conservatório Regional de Gaia e pela orquestra do Fórum Cultural e do Coral de Gulpilhares.

Mais do que vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Patrocínio Azevedo é um amigo de longa data e, por isso, falar sobre Eduardo Vítor Rodrigues não se afigura uma tarefa fácil. "O Eduardo faz parte de uma nova geração de mulheres e homens que entregam o seu tempo, a sua vontade e a sua determinação em prol das pessoas, trazendo assim dignidade à política e aos cargos de responsabilidade pública, renovando a confiança de cada um nas pessoas que os governam e que gerem a ‘coisa pública’ (…) Obrigado presidente, pela tua dedicação. Obrigado Eduardo, pela tua amizade”, partilhou Patrocínio Azevedo.

Em edições anteriores, a Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia já homenageou nomes como José Guimarães, Ramiro Lopes, Fernando Maia, António de Fundevila Moreira, Francisco Barbosa da Costa, Hugo Berto Coelho, entre outros.