Notícias 30 Nov 2019 Edição de 2019 do Festeatro encerrou em clima de festa Cerimónia incluiu uma homenagem a Alzira Santos
A oitava edição do Festival de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia (Festeatro), organizada pela Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia (FCVNG), encerrou na passada noite de 30 de novembro, com uma cerimónia no Auditório Municipal. O momento incluiu, como é habitual, uma homenagem a uma personalidade que se tenha destacado, tendo sido, este ano, Alzira Santos, atriz e professora primária de Oliveira do Douro.
O certame arrancou com uma performance teatral, interpretada pelo ator e poeta António Soares, de um excerto da peça de teatro «O Vagabundo das Mãos de Ouro», de Romeu Correia. A escolha do excerto prende-se ao facto de a personagem em palco ter sido outrora representada pelo já falecido marido da homenageada da noite, Mário Sancho, numa peça levada à cena pelo grupo d’Os Plebeus Avintenses.
Seguiu-se o momento de homenagem a Alzira Santos, com as intervenções de José Manuel Araújo, presidente da direção d’Os Plebeus Avintenses, e de Ilda Figueiredo, presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação que, ambos na qualidade de amigos próximos de Alzira, testemunharam e recordaram o seu percurso marcante no teatro amador.
Por fim, foram chamados a subir ao palco os representantes dos sete grupos amadores participantes, bem como as entidades que colaboraram na organização do evento, a quem foram atribuídas lembranças institucionais oferecidas pela Federação.
Paulo Rodrigues, presidente da FCVNG, registou uma evolução positiva do encontro anual de teatro amador, relativamente aos anos anteriores. Para o presidente, as peças apresentadas têm cada vez mais qualidade tendo, mais do que uma vez, esgotado a lotação da sala.
Em representação do executivo da Câmara Municipal, o vice-presidente, Patrocínio Azevedo, e a vereadora com o pelouro da cultura, Paula Carvalhal, mostraram a sua disponibilidade e interesse para continuar a apoiar o desenvolvimento do teatro amador em Vila Nova de Gaia.
O Festeatro Gaia 2019 contou com a apresentação de nove peças diferentes, no Auditório Municipal, com entrada livre. Nesta edição, que se realizou de 20 de outubro a 30 de novembro, participaram os Plebeus Avintenses, a Associação Recreativa de Canelas, a Associação Cultural e Recreativa Os Amigos Vilarenses, o grupo do Sporting Clube Candalense, o ABIENTES, o Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro e o Teatro Amador de Gulpilhares.