Notícias 19 Mai 2018 «É do Mar d’Aguda» foi um convite à descoberta da identidade local Iniciativa incluiu sessões de showcooking, contos infantis, jogos educativos, entre outros
O evento «É do Mar d’Aguda» surgiu no âmbito da celebração do Dia Europeu do Mar (que se assinalou a 20 de Maio), mas a sua abrangência foi muito além dessa data. Nos dias 19 e 20 de Maio, a Aguda foi palco de um conjunto de atividades direcionadas para toda a família, numa homenagem à região como terra de mar e de tradições piscatórias muito consolidadas.

No sábado realizaram-se duas sessões de showcooking, que tiveram como anfitriões o chefe Hélio Loureiro – com uma receita de robalo da Aguda para os mais pequenos – e o chefe Cordeiro, que utilizou o camarão da costa como ingrediente principal. Decorreram, também, três sessões de contos infantis: «Teatro de sombras», «Contos a viva voz» e «Contos do mar para crianças» (este em inglês). A Centelha Criativa apresentou a «Viagem do Vasco da Gama», em versão de teatro de rua, nos dois dias do evento, na zona pedonal da Aguda.

A iniciativa teve, ainda, uma vertente de consciencialização e educação ambiental, através do jogo «Glória dos Valorizáveis», da responsabilidade da SUMA. Tratou-se de uma atividade infantil relacionada com a temática dos resíduos, redução, reutilização, reciclagem, cidadania ativa e limpeza urbana, que decorreu na praia da Aguda.

Foi um fim-de-semana com atividades para todos os gostos, com a permanência ao longo dos dois dias do autocarro Zoorbanidade (Unidade Móvel de Sensibilização da SUMA), inspirado no reino animal e que explorou os comportamentos da «bicharada», alertando para a utilização do espaço e dos equipamentos públicos.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, este evento contribuiu para "divulgar uma zona muito típica do ponto de vista piscatório e, ao mesmo tempo, trazer gente de fora a visitar a Aguda”. Com uma dimensão muito prática e direcionada para os mais pequenos, o evento, segundo o autarca, contribuiu para "criar uma consciência ambiental e ecológica tão ou mais forte do que os textos que vamos lendo na internet, tendo feito com que as famílias saíssem de casa e conhecessem esta praia maravilhosa e este espaço (Estação Litoral da Aguda) magnífico”.