Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 23 Fev 2017 e.BUS está a ser testado em linha que serve o centro de Gaia Concurso para aquisição de 282 novos autocarros movidos a gás natural e 15 veículos elétricos vai ser lançado
O autocarro elétrico produzido pela Salvador Caetano – o e.BUS – está em testes, até meados de Março, em duas linhas que servem os centros históricos de Vila Nova de Gaia e do Porto, nomeadamente a linha 904 (Bolhão – Coimbrões) e a 302 (Circular Aliados – Damião de Góis). As linhas foram selecionadas de modo a assumirem percursos em zonas de tráfego intenso, sendo que os horários são variados diariamente para maximizar o número de passageiros transportados pelo autocarro. 

No âmbito da cerimónia de apresentação do e.BUS, Jorge Delgado, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), afirmou que os testes em curso "servem para confrontar em operação real as características destes autocarros e perceber que condições deve a STCP colocar no caderno de encargos para aquisição de 15 autocarros elétricos”. Através destes testes, a STCP terá os dados fundamentais para definir critérios de consulta ao mercado que, por sua vez, fomentarão o investimento de renovação da frota. Jorge Delgado avançou ainda que, em Março, será lançado o concurso para aquisição de 282 novos autocarros movidos a gás natural, além dos já referidos 15 veículos elétricos.

Atingindo uma velocidade máxima de 70 quilómetros por hora, o e-BUS, com capacidade para 35 lugares sentados, tem autonomia para 80 quilómetros e é carregado em 30 minutos.