Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 26 Mai 2018 Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa celebrado em Gaia Na beira-rio estiveram sessenta expositores, entre confrarias gastronómicas e empresas de vinhos do Douro e do Porto
Depois de Lisboa e de Aveiro, este ano foi a vez de Vila Nova de Gaia ser o palco da grande festa da gastronomia portuguesa. Nos dias 26 e 27 de Maio, a zona da beira-rio gaiense foi o ponto de encontro dos melhores sabores e saberes nacionais, acolhendo a terceira edição do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. Mais de sessenta expositores marcaram presença ao logo do fim-de-semana, entre produtores associados ao clube de produtores do Continente e empresas de vinhos do Douro e do Porto. 


Espetáculos, demonstrações gastronómicas, animação, sessões de showcooking e lançamento de livros foram algumas das atividades do evento, que adotou o lema «Venha provar Portugal». A entrega das insígnias «Optimus Convida» (pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas) foi um dos momentos mais aguardados, tendo distinguido personalidades portuguesas com uma das mais importantes insígnias das confrarias de Portugal. 

Para Olga Cavaleiro, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, "a gastronomia tem um conjunto de variantes que faz deste país aquilo que ele é. Também destacamos, com esta data, a importância dos produtos tradicionais e valorizamos a literacia alimentar e o que é nacional”, acrescentando que este é "um ato de celebração do melhor que temos sobre a mesa, é lembrar a ancestralidade, as tradições culturais e históricas do nosso património gastronómico”. 

Recorde-se, ainda, que o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa foi instituído pela Assembleia da República em Junho de 2015. Desde então, as celebrações oficiais decorrem sempre no último fim-de-semana de Maio. A iniciativa foi organizada pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela AGAVI – Associação para a promoção da Gastronomia e Vinhos, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.