Notícias 17 Nov 2019 Dia Mundial da Prematuridade foi assinalado em Gaia Iniciativa decorreu na Biblioteca Pública Municipal da cidade
Aumentar a consciencialização para os nascimentos prematuros, mortes e sequelas devidas à prematuridade, assim como para medidas simples, comprovadas e eficientes que poderiam preveni-los. Entre várias atividades, e tendo este princípio como base, Vila Nova de Gaia assinalou o Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro) com um programa de atividades desenvolvido na Biblioteca Pública Municipal da cidade. Foi um momento de confraternização entre famílias e equipa médica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho que serviu, também, para mostrar que ao longo destes longos processos, são criados laços de amizade que ficam para sempre. Foi um momento para celebrar a vida, com música infantil (Indy & Trupe), pinturas faciais para os mais pequenos, distribuição de ofertas e muita animação.

Esta data assinalou, ainda, a apresentação do livro «Fui prematuro, sou super-herói».Trata-se de uma obra que retrata, em testemunho direto e fotografias, a evolução destes bebés e a envolvência das famílias que passam por esta situação.

Saliente-se que um em cada dez bebés nasce prematuro. Fora do útero materno, antes do término do tempo de gestação, os prematuros enfrentam desafios que os colocam em risco acrescido e podem acarretar complicadas alterações de neurodesenvolvimento.

Esta iniciativa foi organizada pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia e de muitos outros parceiros.