Notícias 03 Dez 2016 Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi assinalado em Gaia Destaca-se o primeiro desfile de moda inclusiva e o sarau com a participação de João Pedro Pais
A 3 de Dezembro assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, para destacar esta data, a Câmara Municipal de Gaia e a União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma associaram-se à APPACDM/Gaia (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), à APPDA-Norte (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo), CERCI-Gaia (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados) e à ANAMP (Associação Nacional de Amputados) para organizar um conjunto de iniciativas, cujo objetivo passou por sensibilizar a comunidade para questões que, muitas vezes, fogem ao olhar dos cidadãos. Diariamente, as pessoas com deficiência deparam-se com dificuldades e obstáculos aos quais nem sempre se dá o devido valor e, deste modo, através de momentos de animação e de consciencialização, pretendeu-se lançar o alerta e o debate para estes assuntos.

Além da feira de artesanato e do livro usado, que decorreu no Centro Cívico de Gaia, realizou-se ainda o primeiro desfile de moda inclusiva, nas Caves Ferreira. Com modelos representados da CERCIGAIA, da APPACDM, da APPDA e do Sorriso da Rita, o desfile decorreu sob o lema "a vida está sempre na moda”. No final desta iniciativa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Patrocínio Azevedo, valorizou a coragem e a força de vontade das pessoas que marcaram presença neste desfile, assegurando o apoio da autarquia em eventos desta natureza.

À noite, decorreu ainda um sarau com a participação especial do músico João Pedro Pais, da Academia de Música de Vilar do Paraíso, do grupo «O Bando das Cordas» e do Ginasiano. A receita de bilheteira reverteu a favor das instituições participantes.