Notícias 26 Jul 2017 Dia dos Avós retratado em fotografias de 175 famílias Iniciativa da autarquia percorreu as 15 freguesias do concelho
Depois de cinco meses de produção, a 26 de Julho, Dia dos Avós, foi inaugurada, no jardim do centro cívico (junto à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia), uma exposição de fotografia com avós, netos e bisnetos de todas as freguesias do concelho. No total, 175 famílias foram as protagonistas desta simbólica homenagem que pretende assinalar esta efeméride, ao mesmo tempo que celebra a união das famílias gaienses. 
A inauguração começou com uma atuação do Grupo de Cordas da Academia Sénior de Gaia, seguindo-se um pequeno momento de conversa entre Patrícia Matos, jornalista da TVI, e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova. Enaltecendo a iniciativa da autarquia gaiense, a jornalista partilhou, ela própria, algumas memórias da sua infância com os seus avós, figuras imprescindíveis na sua educação. Por sua vez, Eduardo Vítor Rodrigues pediu aos participantes para guardarem as fotografias e partilharem as imagens em formato digital nos meios que considerarem mais pertinentes. "Espero que as fotografias marquem as vossas paredes mas, acima de tudo, marquem os vossos corações. Esta foi uma forma de lembrar os avós mas, na verdade, foi um modo de lembrar a família e a relação que se estabelece entre as várias gerações numa altura em que é tão difícil estarmos uns com os outros”, partilhou. 
A exposição está patente nos jardins do centro cívico e a entrada é livre.