Notícias 20 Jun 2019 Dia do Município: autarquia homenageia personalidades e instituições Cerimónia decorreu a 20 de Junho, no salão nobre dos Paços do Concelho

Nas comemorações do Dia do Município, a 20 de Junho, a Câmara Municipal de Gaia, como tem sido habitual, entregou medalhas honoríficas a um conjunto de personalidades e instituições de relevo e importância para o concelho. A cerimónia, que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, decorreu no dia em que se assinalaram 185 anos da primeira reunião da Comissão Municipal do restaurado Município de Vila Nova de Gaia.

Na categoria de mérito profissional, o homenageado com medalha ‘Classe Ouro’ foi Paulo Nunes de Almeida, personalidade escolhida por ocasião dos 170 anos da Associação Empresarial de Portugal. A autarquia distinguiu o empresário "pela notável carreira profissional e contributo prestado na defesa do setor empresarial português”.

Já na categoria de mérito cultural, um dos homenageados foi o escultor Zulmiro de Carvalho, artista homenageado da 3.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2019.
Também o fundador da Confraria da Broa de Avintes, Joaquim Costa Gomes, pelo "notável trabalho na defesa e divulgação da Broa de Avintes” recebeu a medalha de mérito cultural ‘Classe Ouro’.
Na mesma categoria foram homenageadas quatro padarias do concelho, nomeadamente: a Arminda & Neto, Broa da Manuelinha, Maria Cristina e a Climana. Estamos a falar de estabelecimentos conhecidos pela produção artesanal da Broa de Avintes, símbolo identitário e da cultura gastronómica da freguesia de Avintes.

Por fim, os diplomas das distinções honoríficas de Vila Nova de Gaia foram entregues, na categoria de mérito desportivo, a Etelvina Vieira, atleta do desporto adaptado que conquistou recentemente o título de campeã europeia de andebol em cadeira de rodas. Somou-se no campo do desporto o reconhecimento a João Pedro Caetano Ramos "pela carreira de 27 anos no desporto automóvel”.

A cerimónia contou, ainda, com a apresentação do projeto dos alunos da secundária Joaquim Gomes Ferreira para a escola do reino de Kelikai, em Timor Leste, onde estudou D. Ximenes Belo. Esta escola está degradada e vai receber 50 mil euros da Câmara Municipal para a sua requalificação.

A abertura destas comemorações foi entregue aos alunos da Escola de Música de Perosinho, ao passo que o encerramento foi da responsabilidade da Dogga, que presenteou os presentes com uma demonstração de alguns exercícios que a equipa faz com crianças do Gaia Aprende+(i), no âmbito da cinoterapia.