Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 11 Nov 2016 DGS reconheceu cinco serviços do Centro Hospitalar Gaia/Espinho Depois de passarem pelas quatro fases do processo, serviços alcançaram o nível «Bom»

Os serviços de cirurgia cardiotorácica, cirurgia de ambulatório, pediatria/neonatologia, ginecologia/obstetrícia e cirurgia pediátrica foram reconhecidos pelo departamento da qualidade da Direção-Geral de Saúde com o nível «Bom». Depois de se terem candidatado com os cinco serviços que passaram pelas quatro fases do processo (candidatura, processo de autoavaliação, auditoria externa e o reconhecimento), o resultado não poderia ser melhor.

Para Belmiro Rocha, membro do Conselho de Administração do CHVNG/E, "a acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação, através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou unidade de saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde”.

De recordar ainda que o modelo da qualidade adotado pela DGS para acreditação das unidades de saúde é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), uma vez que é o que mais bem se adequa aos critérios definidos na «Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde». Este modelo apresenta três patamares de reconhecimento de qualidade, nomeadamente «Bom», «Ótimo» e «Excelente».