Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 29 Jun 2019 Desporto Sénior: o exercício físico é mesmo para todos Neste ano letivo, o projeto contou com cerca de cem participantes com mais de 50 anos
Proporcionar um programa de exercício físico que visa melhorar a saúde, a aptidão física e o bem-estar dos participantes de uma forma divertida e em grupo. Foi com este objetivo que, em 2015, nasceu o «Desporto Sénior», direcionado para homens e mulheres acima dos 50 anos de idade. Inspirado no projeto «Handball4Health», é um programa único a nível nacional que proporciona a prática de andebol de recreação, não sendo necessário ter experiência prévia na modalidade. Neste ano letivo, o programa contou com cerca de cem participantes, com sessões de exercício três vezes por semana de outubro a julho, em pavilhões desportivos de Vila Nova de Gaia. 
Para assinalar o final da época para estes atletas, realizou-se, a 29 de Junho, a grande festa de encerramento, no Pavilhão Municipal das Pedras. Foi o culminar de um ano de muita diversão e trabalho em prol de uma iniciativa centrada numa modalidade que exige uma intensidade global elevada e muitas ações potencialmente indutoras de alterações cardiovasculares e músculo-esqueléticas positivas. 
O «Handball4Health» é um projeto de investigação e intervenção comunitária que visa estudar os efeitos da prática de andebol de recreação na saúde, aptidão física e bem-estar e promover a realização regular de exercício físico e a adoção de um estilo de vida saudável em várias populações. Desta forma, pretende-se contribuir para a redução da inatividade física, um dos fatores de risco das doenças não-comunicáveis.